Featured Post

Linguiça Calabresa

Ingredientes



Para 20 gomos de 15 cm

3 kg de pernil moído grosso

30 g de sal de cura (3 colheres - sopa) dissolvido em 100 ml de água ( é usado como conservante na preparação de linguiças frescas ).

30 g de tempero para calabresa (3 colheres - sopa) dissolvido em 100 ml de água colocando sal a gosto

(se preferir, faça seu tempero com pimenta-do-reino moída na hora, canela, alho, glutamato monossódico e sal a gosto, dissolvido na água)

2 colheres (sopa-rasa) de alho picado ou a gosto

1 colher (café) pimenta calabresa seca ou a gosto (opcional)

3 colheres (sopa) de antioxidante dissolvido em 100 ml de água



Para o preparo da tripa

Tripa suína calibre 28/32

Esterilizante (10 gotas de esterilizante para cada litro de água) ou 1 xícara (café) de vinagre ou suco de limão para 1 litro de água



Modo de preparo

Para 20 gomos de 15 cm

Misture a carne, o sal de cura dissolvido, o tempero dissolvido com o alho, a pimenta calabresa e o antioxidante também dissolvido.

Obs: se for moer em casa, corte em tiras.



Para o preparo da tripa

Lave as tripas salgadas em água corrente.Depois, prepare a solução esterilizante e deixe descansar por 10 min. Coloque as tripas de molho por 10 min e passe a solução esterilizante por dentro da tripa. Lave novamente em água corrente e utilize.



Para a linguiça

Utilize um funil de saída grossa (1 polegada) e coloque a tripa na ponta. Vá colocando a carne e apertando com um socador de madeira ou mesmo com os dedos. Deixe do tamanho desejado e amarre com barbante ou torça.

Opção: corte uma garrafa de refrigerante de 2l deixando aproximadamente 20 cm da boca. Adapte um pedaço de mangueira de 1 polegada (de preferência transparente) e utilize como funil.

Com modeladores em formato de argola, encaixe a tripa e vá colocando as carnes.

Se for utilizar barbante, compre barbante fino, próprio para linguiça e esterilize numa solução na proporção de 80 ml de álcool para 30 ml de água.

Sugestões de recheio: ricota seca com azeitonas pretas, rúcula bem picada com azeitonas pretas, etc

 
Mais Você - Ana Maria Braga
 
.

Postar um comentário

0 Comentários