terça-feira, 15 de outubro de 2013

Massa Folhada Caseira


Delícia pode ser recheada com creme de gorgonzola ou confeiteiro.

ingredientes

  • 1 ¼ xícara (chá) de manteiga sem sal bem gelada e cortada em cubinhos (250 g)
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (225 g)
  • 1 pitada de sal
  • ½ xícara (chá) de água gelada (120 ml)
  • creme de gorgonzola = 300 g de cream cheese misturado com 150 g de queijo gorgonzola
  • creme de confeiteiro

modo de preparo

1 - Coloque numa tigela 1 ¼ xícara (chá) de manteiga sem sal bem gelada e cortada em cubinhos, 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo e 1 pitada de sal e com as pontas dos dedos amasse até formar pequenas bolinhas do tamanho de uma ervilha. Adicione, aos poucos, ½ xícara (chá) de água gelada e misture até a água incorporar na massa sem desfazer os cubinhos de manteiga. Com as mãos forme um retângulo de massa (10 cm X 25 cm), enrole num plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
2 - Numa superfície lisa, levemente enfarinhada, coloque a massa (feita acima) e vá abrindo a massa com um rolo em apenas uma direção até dobrar o comprimento (20 cm X 50 cm) mantendo as bordas retas. Dobre as bordas da massa (no sentido do comprimento) sobre o centro dela. Com o rolo, abra a massa novamente até ficar com dobro do comprimento. Dobre as bordas da massa novamente, coloque num saco plástico e leve para a geladeira por mais 20 minutos. Utilize em seguida para fazer folhados doces e salgados, com o recheio que desejar ou guarde a massa no freezer.

PARA FAZER VOL-AU-VENT

3 - Abra a massa, com um rolo até que fique um retângulo com 30 cm X 15 cm e com uma espessura fina (+/- 0,2 mm). Com uma faca, corte este retângulo ao meio. Com um garfo, fure uma das metades da massa. Na outra metade faça furos pequenos (com +/- 2 cm de diâmetro) mantendo uma distância de +/- 2 cm de um furo para outro.
4 - Passe clara batida na massa furada com garfo, sobre esta massa coloque a outra parte de massa (com furos pequenos) e "cole" uma na outra. Com uma faca corte os quadrados no tamanho um pouco maior que os furos pequenos. Pincele gema e leve ao forno a 200º C por 15 minutos.
5 - Retire os vol-au-vent do forno e espere esfriar. Recheie com o creme de gorgonzola, ou recheio que preferir, decore com uma noz e sirva.

PARA FAZER MIL FOLHAS

6 - Abra a massa até ficar com uma espessura de 0,2 cm, com um garfo fure a massa e corte retângulos de 8 cm X 3 cm. Pincele gema e leve ao forno a 200º C por 15 minutos. Retire do forno e espere esfriar.
7 - Monte as mil folhas, intercalando um retângulo de massa com um pouco de creme de confeiteiro. Faça 2 camadas de creme. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.
RENDIMENTO: 600 g
PREÇO DA MASSA FOLHADA NO MERCADO: R$ 15,80 (600 g)
PREÇO DESTA RECEITA: R$ 6,00 (600 g)
Mais Você - Ana Maria Braga
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário