Featured Post

Granita



Granita, clássico siciliano, é tão onipresente no verão desta ilha italiana quanto os imensos copões de Amaro com gelo. Ambos tem a mesma função: tornar o calor menos odioso e mais feliz. E conseguem. A granita (espécie de raspadinha) tradicional é bem pouco doce– não dá para se refrescar tomando algo que deixe a boca tão açucarada quanto cobertura de cupcake…. Para os não-acostumados aos sabores não-adoçados, vulgo naturais, pode parecer estranho, mas vá em frente, acostume-se.Se você realmente não se acostumar, dobre a quantidade de açúcar da receita (mas eu não aconselho).


A receita abaixo é a do sabor mais consumido na Sicília, o de limão siciliano (também consomem muito de pêssego e morango). Se você gostar de um pouco de alcoól na sua vida, tire 100 ml de água e substitua por três doses de cachaça ou vodca . Quer fazer com outra fruta? Tire o limão, coloque 2 xícaras da fruta desejada picada, bata no liquidificador e siga os mesmos passos daí pra frente.




Ingredientes


1 litro de água

¾ xícara de açúcar

Suco de 4 limões sicilianos

Zest (raspas da casca) de 4 limões sicilianos



Como fazer

Faça raspas bem finas com as cascas dos limões e reserve. Esprema os limões até obter 2/3 xícara de suco. Numa panela, em fogo baixo, aqueça a água com o açúcar. Deixe ferver e, mexendo sempre, cozinhe por dois minutos. Adicione o suco de limão e as raspas. Desligue, tampe e deixe esfriar. Despeje a mistura em um refratário e leve ao freezer. Depois de uma hora, tire do freezer e, com um garfo, raspe até que fique com consistência de neve (flocos pequenos). Volte ao freezer por cerca de cinco horas. Na hora de servir, raspe um pouco mais com o garfo e sirva.



PS: fica maravilhoso também com algumas folhas de hortelã moídas ou um tiquinho de sementes de cardamamo (bem pouco mesmo, porque é forte)




Gastrolândia por Ailin Aleixohttp://gastrolandia.uol.com.br/receitas/granita-os-sicilianos-sabem-como-se-refrescar/
 
..

Postar um comentário

0 Comentários