quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bolo com Flores de Bala de Goma

INGREDIENTES




Para a massa:


8 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 e ½ xícara (chá) de leite




Recheio de mousse de brigadeiro branco:


1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de margarina

200g de creme de leite

300g de cobertura sabor chocolate branco

200ml de base para chantilly



Montagem:


300ml de chantiily batido

Bala de goma redonda de várias cores: amarela, laranja,vermelha e verde

Açúcar refinado




MODO DE FAZER



Massa:

Em uma batedeira, bata as claras em neve. Adicione as gemas e o açúcar aos poucos e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha alternando com o leite. Junte o fermento e misture bem. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré aquecido à 180°c por 40 minutos aproximadamente. Deixe esfriar.



*** para os bolinhos asse a massa em forminhas de papel acondicionadas em forminhas de metal (empada ou pão de mel) para não abrirem.

*** para a massa de chocolate acrescente 1 xícara (chá) de chocolate em pó 50% de cacau



Recheio:

Em uma panela, coloque o leite condensado e a farinha e misture bem. Acrescente o creme de leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Retire do fogo e acrescente a cobertura de chocolate branco. Deixe esfriar. Leve à batedeira com a base para chantilly, batendo até formar a mouse. Reserve.



Corte o bolo em camadas. Unte um aro com óleo e disponha uma fatia do bolo. Passe o chantilly batido nas laterais, apertando bem. Coloque o recheio e alterne camadas de bolo e recheio. Termine com uma camada de bolo. Passe chantilly na superfície, dando o acabamento. Leve à geladeira por 12 horas.

Para as flores, coloque açúcar refinado sobre a bancada e abra a bala de goma, com o auxílio de um rolo, deixando-a fina. Corte ao meio e enrole a pétala para formar o miolo. Aperte a ponta. Coloque mais duas pétalas e aperte a ponta. Corte o excesso. Faça várias cores. Para a folha utilize a bala verde e com a metade de uma bala, aperte uma das pontas para dar o formato. Reserve. Retire o aro do bolo e disponha as flores de forma harmoniosa.



Culinarista: Roberto Kisz

TV Culinária
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário