Featured Post

Chás e Saúde



Diversos estudos têm buscado confirmação científica para os benefícios do consumo de chás. Os resultados são controversos e, portanto, ainda não existem recomendações específicas para o consumo de chás com objetivo de tratar ou prevenir doenças. Assim, antes de iniciar um tratamento à base de consumo diário de chás é importante consultar um médico e um nutricionista, para evitar efeitos colaterais.




Abaixo seguem alguns exemplos comuns de chás e seus possíveis efeitos benéficos:



Chá Verde

Muito tem se falado sobre as propriedades antioxidantes (retardam o envelhecimento das células) do chá verde. Em estudo recente, o pesquisador japonês Kuriyama e seus colaboradores mostraram resultados de um acompanhamento de 11 anos realizado com aproximadamente 40.000 adultos japoneses. Os pesquisadores observaram que o consumo de chá verde estava associado a menores taxas de mortalidade geral e por doenças cardiovasculares. Porém, os mesmos resultados não foram observados para a mortalidade por câncer.



Chá Preto

É o chá mais consumido mundialmente e feito com a mesma planta do chá verde (Camellia sinensis), só que com as folhas fermentadas, o que explica sua coloração. Estudos recentes buscam investigar as relações do chá preto com as doenças crônicas e com processos degenerativos do cérebro, como o Mal de Alzheimer. Porém, os resultados ainda não são conclusivos.



Chá Mate

Muito consumido no Brasil, o chá mate é considerado um estimulante e revigorante do sistema nervoso. Estudos em São Paulo e Santa Catarina têm analisado os efeitos dos mais de 10 tipos de polifenóis (antioxidantes) presentes no chá-mate para a prevenção de doenças e do envelhecimento precoce.



Chá de Erva-doce

Acredita-se que o chá de erva-doce, além de bastante aromático, auxilia nos processos digestivos, reduzindo a sensação de má digestão e auxiliando no funcionamento adequado do intestino.



Chá de Camomila

Muito conhecido por sua ação calmante e sedativa. Um estudo realizado na Inglaterra e publicado em 2005 mostrou evidências de que o chá de camomila pode aliviar problemas digestivos, resfriados e cólicas menstruais.



Chás de Frutas

Assim como os sucos naturais, os chás elaborados à base de frutas são extremamente saborosos e aromáticos. Algumas frutas como morango, amora, framboesa e outras frutas vermelhas são ricas em vitaminas e compostos antioxidantes e, portanto, é provável que tenham efeitos antiinflamatórios e de combate aos radicais livres, que causam as doenças crônicas e o envelhecimento precoce.



O suco de uva também já foi considerado em vários trabalhos como um poderoso antioxidante. Chás contendo suco de uva e condimentos como canela, cravo, gengibre e mel são bastante nutritivos e gostosos.



Frutas ricas em vitamina C, como laranja e limão, podem aumentar a imunidade e favorecer a absorção do ferro. O maracujá, além de conter vitamina C, exerce um efeito tranqüilizante natural.



Outras frutas, além de serem fontes de vitaminas e minerais, parecem atuar na melhora geral no processo de digestão, como a maçã e o abacaxi.



Dra. Renata Furlan Viebig


CRN-3 8682

Postar um comentário

0 Comentários