Featured Post

Dicas nutritivas para quem mora sozinho



Manter a alimentação saudável quando se mora sozinho pode ser tarefa difícil, ainda mais quando não se tem tempo ou familiaridade com utensílios da cozinha. Com isso, muitas pessoas acabam optando por pratos prontos e práticos, como congelados e fast food. Embora saborosos, nem sempre são a escolha ideal para sua saúde.




Então, como conciliar uma alimentação equilibrada e nutritiva com a correria do dia a dia e o desânimo de cozinhar para uma pessoa só? Às vezes é preciso criatividade e disciplina.



A primeira delas é fazer um planejamento alimentar. Procure elaborar cardápios semanais, que além de ajudar a balancear as refeições, também pode ser bastante útil no momento das compras no supermercado, evitando possíveis desperdícios.



No mercado, procure atentar para o prazo de validade dos produtos, lembre-se que, dependendo da quantidade, ele pode ficar um bom tempo na sua dispensa. Por esse mesmo motivo, dê preferência a porções pequenas ou individuais. Não se esqueça de que os frios têm pouco tempo de validade, pois logo perdem o sabor e aroma.



Tente substituir as guloseimas, como biscoitos, doces e salgadinhos da dispensa, por alimentos mais saudáveis e naturais, como frutas secas, mel, cereais, grãos e barrinhas. Lembre-se de abastecer a geladeira com leite, iogurte desnatado, suco e polpa de frutas. Embora não substituam as frutas naturais, as polpas mantêm grande parte dos nutrientes e são perfeitas para sucos ou batidas com leite ou iogurte.



Procure fazer feira uma vez por semana, compre frutas, legumes e verduras em pequenas quantidades. Dê preferência por frutas da época e que sejam mais resistentes, como maçã, banana, uvas, laranja, e folhas que não murcham com facilidade.



Em casa, pense em opções práticas e leves, como saladas e produtos integrais, ricos em fibras, nutrientes aliados da saciedade. Quando tiver um tempinho sobrando, prepare alimentos que possam ser congelados em porções individuais, como carnes, frangos, feijão, lentilha, sopas e legumes cozidos. Não se esqueça de etiquetar com o nome e colocar a data.



Ao preparar sanduíches, lembre-se de incluir ingredientes saudáveis, como verduras e legumes crus. Substituir a maionese e a manteiga por requeijão, cream cheese, iogurte ou geleia também pode ser uma boa pedida.



Por fim, use a criatividade e abuse de queijos, verduras, frutas e legumes. Prepare as refeições com os ingredientes que tem em casa e invente novos pratos.
 
 
Taeq
.

Postar um comentário

0 Comentários