Featured Post

Como degustar



A diferença entre degustar um vinho e beber um vinho é comparável a fazer um teste antes da compra de um veículo e ter o prazer de dirigi-lo depois da compra. Quando se faz o teste, tudo é observado meticulosamente e sentido, a fim de encontrar qualidades e defeitos no automóvel.



É importante, para a degustação, que não haja influência de fatores externos, de modo que as opiniões dos outros deve, ficar afastadas. Cada pessoa, ao degustar o mesmo vinho, por suas preferências pessoais, acabará formando opinião diferente sobre ele. Isso é um fato, embora no que diz respeito à qualidade do vinho, as opiniões venham a convergir.



A degustação é feita levando em conta três critérios: aparência, aroma e sabor.



Aparência

Um vinho de boa qualidade deve ser claro. Alguns vinhos criam depósitos, os quais não prejudicam a qualidade do vinho, quando permanecem depositados no fundo, enquanto o vinho seja claro. Quando o vinho está turvo, deve ser jogado fora.



Quando há bolhas no vinho e se tratar do vinho verde, estas não prejudicam a qualidade do mesmo. No entanto, na maioria dos vinhos tintos, quando há bolhas, eles não têm mais condições de serem consumidos.



Observada a aparência do vinho na garrafa, ele deve ser servido vagarosamente no cálice. Assim, pode-se observar, pela inclinação co cálice em diferentes direções, a maneira como o vinho desliza no cálice, a qual mostra a quantidade de álcool. Quanto mais álcool no vinho, mais espessamente ele escorre pelo cálice.



Cor

A melhor luz para a análise da cor, é a luz natural. Observe o vinho diante de um fundo branco, segurando o cálice afastando-o dos olhos. Os vinhos tintos variam entre o chamado Clairet, vinho tinto claro, quase Rosé até um tinto escuro, quase preto. A cor do vinho branco varia entre transparente até dourado. A maioria dos vinhos brancos são dourado claro. No que diz respeito aos vinhos rosé, muito poucos são rosa. A cor deles varia entre rosa-azulado, púrpura-rosa ou laranja-rosado.



Fatores que determinam a cor do vinho

É o tipo de uva que determina a cor do vinho. Para a cor, contam também os seguintes fatores: maturidade da uva, região da cultura, método de vinificação e a idade do vinho. Vinhos secos e suaves, advindos de regiões de clima frio são mais claros, enquanto os vinhos cheios, pesados e doces de regiões de clima quente são mais escuros. Vinhos tintos jovens têm um tom violeta, enquanto os vinhos jovens brancos apresentam um reflexo esverdeado, especialmente os que vêm de regiões de clima frio.



Aroma

Após balancar o cálice, basta respirar fundo dentro dele, para conseguir definir o aroma do vinho. Podemos diferenciar muitos aromas, mas precisamos de intervalos entre eles para que seja possível fazer essa diferenciação.



Sabor

Para sentir o gosto do vinho, é preciso tomar um bom gole e aspirar ar pela boca. Isso faz com que o aroma do vinho se desenvolva na parte posterior da boca, voltando ao nariz. É esse aspirar que faz com que o sabor seja apurado, já que através da língua, definem-se apenas o doce, azedo, ácido e salgado.



Adega 24.com
.

Postar um comentário

0 Comentários