terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bolo Trufado com Morangos



INGREDIENTES
Para o Bolo de Chocolate de Liquidificador:
4 ovos inteiros
1 xícara (chá) de água morna
200 gramas de manteiga derretida
3 xícaras (chá) de açúcar
2 ½ xícaras (chá) de chocolate
¾ xícara (chá) de cacau em pó
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Para a Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
casca de ¼ de laranja

Para a Cobertura e Trufa de Chocolate:
½ litro de creme de leite fresco
600 gramas de chocolate meio amargo picado
1 cálice de conhaque
½ litro de creme de leite fresco batido (chantilly)

Outros Ingredientes:
300 gramas de morangos picados


Modo de preparo

Para a calda, coloque em uma panela o açúcar e a água. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos até ficar levemente espessa e com cor de guaraná. Coloque então a casca de laranja e reserve para esfriar.

Para o bolo de chocolate, bata na batedeira os ovos com o açúcar e a manteiga por cerca de 2 minutos. Sem parar de bater e em velocidade baixa, acrescente a água aos poucos, a farinha, o chocolate em pó e por fim, o cacau em pó misturado com o fermento. Coloque esta massa em uma assadeira redonda, untada e enfarinhada e leve ao forno quente (180ºC) por aproximadamente 45 minutos ou até que espetando com um palito este saia limpo.

Para a trufa e cobertura, coloque em uma vasilha o chocolate picado e reserve. Em uma panela, aqueça o creme de leite e junte ao chocolate reservado. Mexa com o fouet e adicione o conhaque. Misture e reserve metade deste recheio na geladeira. A outra metade, misture manualmente e com delicadeza, acrescente o chantilly batido e reserve também na geladeira.

Para a montagem do bolo, depois do bolo frio, corte o bolo em dois discos, ou seja pela metade. Coloque um dos discos dentro de um aro ou dentro da própria forma em que foi assado, coloque a trufa do recheio dentro, espalhe os morangos e cubra com a outra parte do disco do bolo. Passe a cobertura em cima e nas laterais do bolo com o auxílio de uma espátula de confeiteiro e decore com 2 ou 3 morangos inteiros por cima. Mantenha na geladeira por até 3 dias antes de servir.

DiaDia - Daniel Bork
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário