Featured Post

Croissant Semi Folhado


Presente em quase todas as padarias, o croissant é sucesso absoluto entre os brasileiros. O salgado, que também é bastante apreciado na França, pode ser degustado com ou sem recheio, doce ou salgado. A sua massa folhada deixa sempre com um gostinho de quero mais.

Ingredientes


Modo de preparo


Massa:
1 colher (sopa) de açúcar
30g de fermento biológico fresco (2 cubinhos)
1 colher (sopa) de leite em pó
1 ovo
2 copos (americanos) de água gelada (200ml)
1 colher (café) de sal
½ xícara (chá) de farinha de trigo

Para Folhar:
200g de manteiga resfriada

Recheio Salgado:
300g de mussarela fatiada
300g de presunto fatiado

Recheio Doce:
300g de chocolate ao leite picado

Cobertura:
1 ovo batido
2 colheres (sopa) de água

Modo de preparo


Para a massa coloque em uma vasilha o açúcar e o fermento. Misture os dois com uma colher até que se dissolvam. Em seguida coloque o leite em pó, o ovo, a água e misture bem. Por fim coloque o sal e a farinha aos poucos até que a massa fique homogênea. Deixe fermentar por 30 minutos em temperatura ambiente. Após este período coloque a massa em cima de uma mesa polvilhada com farinha e abra com um rolo em formato retangular com espessura de 1 cm.
Coloque metade da manteiga em um saco plástico, aperte com as mãos a fim de que ela se espalhe e fique bem fininha, então abra o saquinho plástico e coloque esta manteiga “achatada” sobre 2/3 da massa, vire as 4 bordas da massa para dentro e aperte bem para que se obtenha  um melhor acabamento, dobre a massa em 3 partes, uma sobre a outra de modo que cada pedaço de massa fique em contato com a manteiga; leve para a geladeira. Depois de 30 minutos abra a massa novamente em formato retangular em cima da mesa polvilhada com farinha com um rolo e na mesma espessura; coloque a outra metade da manteiga também achatada por cima e repita as dobras.
Volte para a geladeira por mais 30 minutos e na sequencia abra com um rolo até ficar com 1 cm de espessura em formato retangular. Corte em formato de vários triângulos a massa, coloque 2 fatias de queijo e 2 de presunto.
Para o doce coloque o chocolate, enrole bem apertado e coloque em uma assadeira com papel manteiga ou tapetinho de silicone. Pincele o ovo misturado com a água por cima, coloque para fermentar por 30 minutos Cubra com um plástico e deixe fermentar por 45 minutos. Pincele o ovo, polvilhe gergelim e leve para assar em forno médio (180ºC) por aproximadamente 30 minutos ou até que fique dourado.



DiaDia - Daniel Bork
.

Postar um comentário

0 Comentários