Featured Post

Torta dos Deuses

Ingredientes




150 g de castanhas trituradas

100 g de farinha de rosca

285 g de açúcar cristal

8 ovos inteiros

1 pitada de sal

manteiga para untar

papel manteiga



Baba de moça


1 vidro de leite de coco

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

6 gemas

1 colher (sopa) de água de flor de laranjeiras



Cobertura


4 xícaras (chá) de açúcar mascavo

2 xícaras (chá) de água

1 colher rasa (sobremesa) de cravo em pó ou 30 cravos

3 pacotes de coco queimado



Decoração


20 damascos

1 xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de açúcar




Modo de preparo

1.Massa

Unte uma forma redonda de 28 cm x 7,5 cm de altura só com manteiga; forre-a com papel manteiga e unte o papel com manteiga. Reserve. Triture as castanhas no processador e misture com a farinha de rosca. Reserve. Bata, na batedeira, os ovos inteiros com o açúcar e a pitada de sal até dobrar de volume.

Desligue e junte delicadamente a mistura de castanhas com a farinha de rosca. Coloque na forma e leve ao forno pré aquecido a 180º por 35 a 40 minutos. Deixe esfriar para desenfornar.



2.Baba de moça

Faça uma calda em ponto de fio com o açúcar, água e leite de coco, deixe amornar e junte as gemas peneiradas, misture bem e leve ao fogo em banho maria até engrossar. Tire do fogo, deixe esfriar e misture a água de flor de laranjeiras.



3.Cobertura

Dissolva o açúcar mascavo com a água, leve ao fogo; quando começar a ferver, junte o cravo em pó, misture e acrescente o coco, deixe em fogo baixo até secar, ficando uma textura úmida mas sem calda. (se for usar cravos inteiros retire-os)



4.Decoração

Para a decoração ferva por 10 minutos os damascos com a água e o açúcar. Retire os damascos, esprema-os levemente, reserve a água do cozimento.



5.Montagem

Desenforme a torta no prato apropriado; nivele recortando as bordas e aproveitando-as no centro da torta. Regue ligeiramente com a água do cozimento dos damascos. Acrescente a baba de moça e, por último, a cocada (separe um pouco da cocada para decorar o prato). Para a decoração lateral, separe as partes dos damascos e coloque na lateral da torta, um ao lado do outro. Salpique um pouco da cocada em volta do prato. Sirva gelada ou em temperatura ambiente.


Dica: caso deseje, faça 2 receitas na forma de sua preferência, desenforne uma sobre a outra e sirva como bolo.


Nacilda Vick – Culinarista
Tel: (11) 9293-4346
nacildavick. blogspot.com
Mulheres - Cátia Fonseca
.

Postar um comentário

0 Comentários