sábado, 27 de agosto de 2011

Torta Cremosa de Fubá com Goiabada

Ingredientes




Massa:


125 g de manteiga

100 g de açúcar refinado

300 g de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 ovo


                                                                                               
Recheio de fubá:


½ tablete (100 g) de manteiga sem sal

1 xícara (chá) de açúcar refinado

4 ovos

120 g de fubá

50 g de farinha de amêndoas ou de caju

Mel (opcional)




Montagem:


Massa pré-assada

Creme de fubá

150g de goiabada cremosa

Açúcar refinado



Modo de preparo

Massa:

Coloque todos os ingredientes num processador e bata em velocidade alta até que esteja homogêneo e com textura de "farofa". Termine de juntar os ingredientes com as mãos, mas sove pouco. Enrole em filme plástico e guarde na geladeira por pelo menos 4 horas antes de usar. Pré-aqueça o forno á 180ºc. Com um rolo, abra a massa e corte um disco do tamanho da sua forma redonda e coloque no fundo da forma. Fure a massa com um garfo e coloque no freezer por 10 minutos, isso evitará que ela encolha quando assar. Pré-asse a massa até que ela fique esbranquiçada e levemente dourada nas laterais.



Recheio de Fubá:

Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata com o globo até obter um creme. Junte os ovos, em temperatura ambiente, um a um até obter um creme esbranquiçado. Adicione o mel, o fubá e a farinha de amêndoas e misture até ficar homogêneo.



Montagem:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque 1/3 do creme de fubá sobre a massa pré-assada. Depois, com uma colher, coloque a goiabada, evitando que ela chegue nas pontas da forma. Cubra a goiabada com o restante do creme de fubá. Leve ao forno até que fique levemente dourada, mas ainda esteja cremosa no meio. Retire do forno e ponha para esfriar em um local fresco. Quando estiver fria, polvilhe açúcar refinado e depois queime com um maçarico, fazendo uma pequena crosta de caramelo.


Lucas Corazza - Chef Patissier
http://www.barbargastronomia.wordpress.com/
lucascorazza@hotmail.com
DiaDia - Daniel Bork
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário