Featured Post

Bolo Suspiro de Chocolate

Ingredientes




Suspiro:


2 xícaras (chá) de açúcar refinado

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (sem amido)

½ xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau

2 colheres (chá) de amido

6 claras




Recheio e cobertura de ganache:


800g de chocolate ½ amargo picado                       

1 xícara (chá) de creme de leite

1 xícara (chá) de doce de leite




Modo de preparo


Coloque em uma panela as claras, o açúcar refinado e o açúcar de confeiteiro. Leve ao fogo mexendo sempre até espumar e o açúcar derreter. Bata na batedeira por 10 minutos até formar uma mistura branca e leve. Acrescente o cacau e o amido peneirados.

Para a montagem dos discos de suspiro: use 3 assadeiras redondas de 25 cm de diâmetro. Passe manteiga, levemente derretida, nas assadeiras (fundo e lateral). Corte 3 pedaços de papel manteiga de 30 cm x 30 cm (formato quadrado). Grude os papéis no fundo e nas laterais das assadeiras. Unte novamente os papéis com manteiga levemente derretida. Coloque quase 2 xícaras de suspiro de chocolate dentro de saco de confeitar com bico pitanga. Preencha em formato circular. Repita nas outras 2 assadeiras e alise com espátula. Leve para assar em forno a 100 graus por 1 hora. Retire do forno. Deixe esfriar e desgrude o papel manteiga.

Observação: com a massa de suspiro que sobrar faça mini suspiros para servir com sobremesas ou vender em saquinhos.


Ganache:

Derreta o chocolate sozinho. Acrescente o creme de leite e mexa. Coloque o doce de leite e mexa mais um pouco até ficar liso. Não leve para gelar. Reserve.


Montagem:

Coloque 1 colher (chá) de recheio no centro do prato, em seguida 1 disco de suspiro sobre o prato. Coloque 1 xícara e ¼ de recheio sobre o suspiro e outro disco de suspiro de chocolate. Na sequência coloque 1 xícara e ¼ de recheio novamente sobre o suspiro e mais uma vez outro disco de suspiro de chocolate. Leve para gelar por 1 hora em freezer ou congelador.


Decoração:

Deixe descongelar mais ou menos 30 minutos. Espalhe a cobertura de chocolate. Arremate a base do bolo com bico de pitanga. Aqueça um pouco a cobertura e risque com bico perlé (bico de buraquinho). Sirva o bolo sempre em temperatura ambiente ou levemente gelado.


Isamara Amâncio (culinarista)
http://www.isamaraamancio.com.br/
DiaDia - Daniel Bork
 
.

Postar um comentário

0 Comentários