domingo, 5 de junho de 2011

Lasanha à Ratatouille


O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença com influências espanholas e italianas. O nome significa picar, triturar, mas podemos traduzir também como ragoût de legumes ou prato de berinjelas. Portanto, que tal juntar essa duas delícias e preparar uma Lasanha à Ratatouille? (Daniel Bork - DiaDia/ Band )


Ingredientes



Massa de panqueca:


1 ½ xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 ovo

1 colher (sopa) de manteiga

sal a gosto                                    

½ beterraba crua




Molho Ratatouille:


1 xícara (chá) de azeite de oliva

2 galhos de manjericão

sal a gosto

4 tomates grandes maduros

2 berinjelas compridas

2 abobrinhas grandes

2 cebolas

1 dente de alho

1 pimentão amarelo

1 pimentão vermelho

150g de provolone ralado

30g de parmesão ralado




Modo de preparo

Massa: Bata a beterraba e o leite no liquidificador até a beterraba desmanchar. Coe o suco de beterraba. Bata todos os ingredientes no liquidificador junto com o suco de beterrada até que fique uma mistura homogenia.

Em uma frigideira de teflon pouco aquecida unte com pouca manteiga, coloque um pouco da massa. Deixe cozinhar de um lado, depois do outro. E assim por diante.



Molho Ratatouille:

 Corte as cebolas em fatias de 1 cm e o restante dos legumes em cubos de 2 cm.
Numa frigideira grande coloque todo o azeite (reserve somente 2 colheres (sopa)) e o dente de alho apenas amassado. Depois de 2 minutos, retire o alho e acrescente os pimentões deixando cozinhar por 10 minutos, mexendo sempre. Acrescente as berinjelas, as abobrinhas e os tomates sem pele, sem semente e picados, salgue e deixe cozinhar por mais 10 minutos, acrescentando um pouco de água caso os legumes fiquem muito secos. Unte um refratário e faça camadas alternadas com a massa de panqueca, o ratatouille e o provolone misturado com o parmesão. Termine com uma camada de massa polvilhada com os queijos e regada com um fio de azeite. Coloque no forno quente por 5 minutos e sirva.


Aldo Teixeira – chefe de cozinha
http://www.laterrina.com.br/
(0xx11) 3064 1155
Daniel Bork - DiaDia
 
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário