Featured Post

Cavacas de Romaria




As cavacas são originárias da gastronomia conventual (herança das freiras beneditinas). São especialidades confeccionadas de forma artesanal. Dependendo do local e da forma como são feitas possuem nomes diferentes. Algumas cavacas são assadas e outras cozidas. As cavacas de romaria são consumidas nas romarias dos arredores de Viseu, em Portugal e chegam a atingir o tamanho de um prato. Come-se deitando vinho tinto dentro da cavaca. Assim, elas amolecem e ganham outro sabor.



Ingredientes



1/2 litro de claras de ovos (de 8 a 12 ovos, dependendo do tamanho dos ovos)

3 ovos

50 ml de azeite (ou óleo)

1 pitada de sal

500 g de farinha de trigo (peneirada)

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água



Modo de preparo

Numa tigela de batedeira, misture 1/2 litro de claras de ovos (de 8 a 12 ovos, dependendo do tamanho dos ovos), 3 ovos, 50 ml de azeite (ou óleo), 1 pitada de sal e 500 g de farinha de trigo (peneirada).

Bata em velocidade média até formar uma massa leve e macia.

Com uma concha, coloque a massa numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo (a quantidade da massa depende do tamanho que você quer dar para a cavaca).

Leve as cavacas ao forno alto (250ºC) por 12 min.

Retire do forno e reserve.

Numa panela em fogo médio, coloque 2 xícaras (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água mexendo até ficar uma calda em ponto de fio.

Retire do fogo e bata ligeiramente (com uma colher de pau) para que fique opaco (se açucarar rápido, leve novamente a calda ao fogo) e passe nas cavacas com auxilio de uma colher de sopa.
 
Mais Você - Ana maria Braga
 
.

Postar um comentário

0 Comentários