terça-feira, 5 de abril de 2011

Torta de Limão Siciliano

INGREDIENTES



Massa

- 500 g de farinha de trigo

- 100 g de açúcar de confeiteiro

- 250 g manteiga sem sal gelada

- raspas de 1 limão siciliano

- 2 ovos batidos com um pouco de leite



Recheio:

- 6 gemas

- 5 ovos inteiros

- 270 g de açúcar

- 3 colheres de sopa de essência de baunilha

- 250 ml de suco de limão siciliano

- 250 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente



Calda:

- 200 g de amoras ou framboesas

- 1 colher



MODO DE FAZER

Modo de fazer da massa:

Peneire a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro e misture delicadamente com as pontas dos dedos até a obter uma farofa. Misture as raspas da casca do limão, e depois aos poucos acrescente a mistura dos ovos com o leite até fazer uma bola de massa. Polvilhe a massa com um pouco de farinha enrole em filme plástico e leve para a geladeira por no mínimo 30 minutos. Espalhe farinha em uma superfície limpa e seca e, com um rolo abra a massa até que ela fique com o diâmetro para forrar uma forma de fundo removível de 28 cm, cubra a massa com filme plástico e leve ao freezer, até que o recheio esteja pronto.

Após o termino do recheio enquanto amorna, retire o filme plástico e leve ao forno pré - aquecido a 180° C por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar levemente.



Modo de fazer do recheio:

Coloque as gemas, os ovos inteiros, o açúcar, a essência de baunilha, o suco e as raspas de limão siciliano em uma panela de fundo grosso. Cozinhe em fogo bem baixo até que a mistura comece a engrossar. Junte a manteiga e misture bem, quando estiver com a consistência de um creme grosso, retire do fogo, deixe esfriar um pouco e passe pela peneira. Reserve.



Modo de fazer da calda:

Coloquem em uma panela pequena as framboesas (ou amoras) com o açúcar e cozinhe em fogo médio por 10 minutos, mexendo sempre, até ficar com aparência de geléia. Reserve.



Montagem:

Despeje o recheio de limão na massa assada e distribua de forma que fique bem uniforme. Com uma colher, espalhe a geléia sobre o recheio. Deixe à torta esfriar por 1 hora na geladeira, retire da geladeira polvilhe açúcar e caramelize com um maçarico.



Dica

Sirva acompanhada de sorvete de creme.



Preço de custo: R$ 30,00

Preço de venda: R$ 60,00



Alessandra Marcondes - culinarista
Mulheres
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário