quarta-feira, 23 de março de 2011

Dicas e Técnicas para Bolo.



1.  Use todos os ingredientes em temperatura ambiente, manteiga, líquidos, ovos, etc...


       2.  Bata as claras até ficar firme , mas nunca demais, pois pode ressecar a massa do bolo.                                                     
              

               3.  Peneire a farinha para aierar, não é só para procurar resíduos e sim, para deixar a farinha aeirada para que o bolo cresça melhor. O ideal é peneirar duas vezes, a segunda pode já ser com o fermento ou o bicarbonato quando consta na receita. Só depois de peneirar a farinha é que se mede a quantuidade utilizada.
     

        4.   Agite a embalagem do fermento, ele é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados pois se separam em repouso.
              

                5.  Nunca guarde o fermento na geladeira, ele se altera com mudança de temperatura, pra baixa ou alta, se for gelado, altera uma vez, tirando da geladeira para usar, altera a segunda vez, isto faz ele ficar 'fraco' .
            

                 6.  Separe todos os ingredientes antes de começar a bater a   massa.                                                   
               

                 7.   Após bater as claras em neve, e as gemas com a gordura (manteiga ou margarina) e o açúcar refinado, misture os ingredientes secos peneirados juntos alternado com os líquidos , misturando delicadamente de cima para baixo, usando preferencialmente o chicote.
              

                8.  Por último coloque as claras em neve em duas etapas, primeiro agregue metade das claras preparando a massa, que depois irá receber o restante, misturado delicadamente deixando o bolo ainda mais fofo.                                                         
                

                9.  Em vez de untar a assadeira, use papel manteiga, ele sai com o bolo quente, com o bolo frio, depois da massa congelada, se for várias placas de bolo podem ser uma maneira de armazenar sem que ela grudem, além de facilitar a limpeza da assadeira e não sujar pincel para pincelar.

               

              10.  Nas laterais não deve ser untadas as assadeiras, isso faz com que o bolo quebre pois normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois e o fato de estar untado, bloqueia esse processo, rachando nas laterais, é só depois de assado, passar uma faquinha que ele se descola.
                                      
                

               11.   Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.
            
                

               12.  Para verificar  se está assado coloque um palito não na beirada, mas no centro da massa, pois , se tirar o bolo cru no centro, ele afunda, isso acontece muito com bolos amanteigados e de chocolate. O palito tem que estar limpo e seco.
              
                

                13.  Se achar que o bolo está muito corado e ainda cru no centro, cubra com papel alumínio com a parte brilhante voltada para o bolo.

               

                14.   Deixe o bolo esfriar em cima de uma grade, para que circule o ar por baixo da assadeira e evite colocar em bancadas frias.

               

               15.  Abacaxi e outras frutas cítricas antes de ser colocada em recheios tem que passar por fervuras ou escaldamentos, depois a elas podem ser agregadas caldas de açúcar ou não. Isso feito, a fruta não vai alterar o sabor do recheio.






Bem Feitinho - Mariza Plácido
 Fonte:   http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?codigo=689&EditoriaID=2   
 
.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário