Featured Post

Dicas para o Preparo do Arroz





1 -PRECISA LAVAR O ARROZ?


Algumas marcas indicam na embalagem.
Caso não encontre a informação lave os grãos em água corrente antes de serem cozidos.
Tem que deixar escorrer pra secar. Senão o arroz empapa .


2 - ARROZ SEMPRE FRESQUINHO?

Cozinhe uma quantidade maior e depois de refogar desligue o fogo e deixe esfriar. Depois separe em pequenas porções e coloque em saquinhos e congele. Na hora que quiser um arroz fresquinho, é só descongelar o saquinho, colocar o arroz na panela e deixar terminar o cozimento na água fervente.


3 -PARA CONGELAR ARROZ PRONTO

Faça também em pequenas porções e na hora de quiser descongele, coloque a porção na panela e adicionar ½ xícara de chá de água fervente. Deixe secar em fogo médio.


4 -O ARROZ SALGOU DEMAIS?

Depois do arroz pronto, coloque-o em uma peneira e jogue um pouco de água fervente.
Volte o arroz pra a panela e adicione alho e cebola picados e já refogados (à parte) e tempere com sal.


5 - O ARROZ GRUDOU NO FUNDO DA PANELA?
Coloque um pouco de água e vinagre e leve ao fogo médio até ferver. Deixe por 5 minutos. O arroz vai sair facilmente.


6 - ARROZ QUEIMOU?

Retire o arroz da superfície da panela (que não está queimado e em contato com a panela) e use pra fazer bolinho de arroz. O resto não tem jeito. Tem que jogar fora.


7 - PARA VARIAR O SABOR DO ARROZ

Acrescente ervilha, milho, cenoura ralada, salsinha, louro na hora de colocar a água do cozimento.


8 -O ARROZ ESTÁ PRONTO E ESTÁ SEM SAL

Dissolva a quantidade de sal necessária em um pouco de água e despeje no arroz. Volte a panela ao fogo médio e deixe até a água evaporar.


9- TRUQUE PRA FICAR SOLTINHO

Refogue o arroz cru no azeite, óleo ou manteiga.
Os grãos ficam envolvidos por uma camada de gordura e isso ajuda a deixar o arroz mais soltinho.


10- SOBROU UM POUCO DE ARROZ DE ONTEM

...e o que sobrou não vai dar para todo mundo?
Faça um pouco de arroz novo e quando estiver quase pronto, com a água quase secando, adicione o arroz de ontem por cima e tampe metade da panela.


11- PARA TIRAR O EXCESSO DE UMIDADE DO ARROZ CRU GRUDADO EM LATA

É só colocar uma fatia de pão seco dentro da lata. O pão deixa o arroz cru seco e soltinho.




S.O.S DÚVIDA PARA FAZER UM BOM ARROZ:

1 - Algumas marcas de arroz vem escrito na embalagem que não precisam ser lavados. As outras marcas que não trazem esta informação precisam que os grãos sejam lavados em água corrente antes de serem cozidos para retirar qualquer tipo de impureza. Para o arroz ficar soltinho, depois de lavar os grãos deixe-os numa peneira para escorrer o excesso de água e secar.

2 - Quando você refoga o arroz cru no azeite, óleo ou manteiga, os grãos do arroz ficam envolvidos por uma camada fina de gordura e isso ajuda a deixar o arroz mais soltinho.

3 - Faça uma quantidade maior de arroz e depois de refogá-los, desligue o fogo e espere esfriar. Você pode separar em pequenas porções em sacos plásticos e congelar. Na hora que quiser fazer um arroz fresquinho, é só retirar do freezer, colocar na panela e continuar o processo a partir da primeira água fervente.

4 - Você também pode congelar o arroz já cozido em pequenas porções e na hora que quiser descongelar é só retirar do freezer, colocar a porção na panela em fogo médio e adicionar 1/2 xícara de chá de água fervente.

5- Se você salgou o arroz, depois de pronto coloque-o em uma peneira e jogue um pouco de água fervente para lavar os grãos. Volte o arroz para a panela e adicione alho e cebola picados e fritos (em outra panela) e tempere com sal.

6- Se você esqueceu de colocar sal no arroz e ele já está pronto, dissolva a quantidade de sal necessária em um pouco de água e despeje no arroz. Volte a panela ao fogo médio e deixe a água evaporar.

7-Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz vai sair facilmente.

8- Para tirar o excesso de umidade do arroz cru guardado em lata é só colocar uma fatia de pão seco dentro da lata. O pão deixa o arroz cru seco e soltinho.

9- Se o arroz queimou você pode retirar o arroz da superficie da panela (que não está escuro e em contato com a panela) e fazer bolinho de arroz.

10- Sobrou um pouco de arroz de ontem que não dá para todo mundo hoje? Faça um pouco de arroz novo e quando estiver quase pronto, com a água quase secando, adicione o arroz de ontem por cima e tampe metade da panela. Só vale para o arroz de ontem guardado na geladeira.

11- Para mudar o sabor do arroz acrescente ervilha, milho, cenoura ralada, salsinha, louro na hora de colocar a água do cozimento.





Mais Você
.







Postar um comentário

0 Comentários